A Mulata de Córdoba
Parte I

Dizem que, há mais de três séculos atrás, na cidade de Córdoba, no Estado de Veracruz, vivia uma mulher de imensa beleza, que era amiga do tempo pois jamais envelhecia.
Todos a chamavam de Mulata, por ter um dourado belíssimo em sua pele.
Ela era uma mulher muito caridosa, e nunca deixava de ajudar aqueles que a procuravam, não importando se eram ricos ou pobres, ela atendia a todos sem distinção, e em seu rosto sempre carregava um grande sorriso, de lábios vermelhos e dentes muito brancos.

Desde a primeira vez em que os homens da cidade puseram os olhos sobre a formosura daquela mulher, as disputas por seu coração começaram. Mulata sempre se fazia cega com relação ao amor dos homens, negava a todos sem exceção.

Contam as más línguas que ela vivia solitária porque tinha como amante o próprio demônio. Dizia-se ainda que, à meia noite, via-se, através das rendas de sua porta e janelas, uma entranha luz saindo de sua casa, parecendo um incêndio em seu interior. Garantiam que já a tinham visto em dois lugares ao mesmo tempo e também surpreendido-na voando por cima dos telhados.

A fama de Mulata foi se espalhando mais e mais a cada dia. Muita gente comentava sobre seus poderes e realmente alguns acreditavam que se tratava de uma grande feiticeira. Sua fama aumentou tanto, que as histórias que contavam acabaram por fazê-la mais uma vítima da inquisição, sendo assim, ela foi presa...

**************

A primeira vez que li esse conto foi quando tinha por volta dos 12 anos, quando me trancava na biblioteca na hora do recreio. Achei aquele livro todo maltratado na estante do fundo... e foi exatamente isso que me chamou atenção nele... me apaixonei à primeira vista.
Depois de alguns anos, voltei a visitar a escola, procurei por ele... mas já não estava mais lá... infelizmente acho que foi roubado, ou pior... destruído. :(
Escolhi essa história por que ela é uma das minhas favoritas... e sendo a mais velha das minhas favoritas, achei que ela merecia o primeiro post aqui nas teias que começam a tecer histórias.

5 comentários:

  1. testando... hihihi... belz... a bagaça tá pegando...

    ResponderExcluir
  2. uhhh... agora o blog ficou massa, com a imagem no topo... :D

    Te amo, te amo, te amo, te aaaamooooooo!!!
    aaaaaaannnnnnnnnnnnnnn >.<

    ResponderExcluir
  3. oi minha querida...
    q bela notícia saber q estás aqui agora... pertinho.=)

    desculpe-me não conseguir ler o texto no momento, pq to atolada de trampo aqui.=/

    mas o farei em muito breve... até pq sabes q ADORO ouvir tu contando estórias de folclores do mundo... e aqui poderei lê-las... o q é deveras interessante^^.

    bjão... estamos sentindo muitas saudades tuas.=/

    queria tu aqui pra brindar conosco...Oo

    bjss no coração.

    Ka.

    ResponderExcluir
  4. A primeira coisa que me veio a cabeça foi que as histórias que contavam vieram das más línguas das outras mulheres que se mordiam de inveja! Como é natural.. X_x Infelizmente essa época negra do nosso mundo deixou marcas irrecuperáveis. Hoje chamar de bruxa ou feiticeira é sempre tido como coisa ruim... Aos meus olhos ela parece com uma sacerdotisa da Deusa que trabalha e vive diretamente à Ela.

    Ah sim, eu viajo demais às vezes quando estou falando (escrevendo) então é provável que eu vá falando coisas bem fora da casinha nos comentários, mas é o que eu estou pensando.. ;p
    Enfim, curti muito o conto e bem que gostaria de saber desse livro, será que existe em algum lugar ainda?
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Belíssimos contos!! Já leu o livro "mulheres que correm com os lobos"?? :-)
    E que bom que vc gostou do meu bloguinho...

    Bjs, Lia...

    ResponderExcluir